Estúdio Areia Hostil no HQ Mix
Ainda estamos entusiasmados com a Festa do 18º HQ Mix, seja pela relevância do troféu que trouxe merecido reconhecimento para o Estúdio Areia Hostil, dentro do cenário cultural de nossa cidade, Rio Grande/RS, quanto pelo que a viagem à São Paulo proporcionou: rever velhos amigos e conhecer, pessoalmente – e finalmente – colaboradores do Areia Hostil dos quatro cantos do país. Sem contar, ainda, a visita às livrarias de HQs e o bate-papo com os mestres do quadrinho nacional. Agora, parece que aquelas poucas horas dentro do SESC Pompéia, na noite do dia 11 de julho, passaram rápido demais. Rápido como um sonho. Um lindo sonho que virou realidade.
E se a nossa presença no evento só foi possível graças a vários amigos, familiares e apoiadores da cultura riograndina, o nosso retorno foi coroado com um grande reconhecimento pela mídia local. Seja a FURG TV (através do coordenador Ricardo Almeida), que nos proporcionou a logística para registramos um documentário sobre o acontecimento, Jornal Agora (onde Lorde Lobo trabalha como chargista), através dos colunistas Rosangela Martins e Flávio Mansur; Jornal Cassino, na pessoa da editora Luzia Barcelos; Rosane Borges, do Jornal da Furg e ao grande amigo Marcão, do programa ‘Giro Oceano’, da Rádio Oceano FM ! Agradecemos ainda ao pessoal da Brócolis Vídeo Produtora, nas figuras do casal N.E.Y. e Mariana, que nos receberam carinhosamente em sua casa, em São Paulo!
Mas a agenda ainda não está completa: estaremos participando em breve do programa ‘Diretoria’, da Rádio Atlântida FM e, no dia 15 de agosto, ocorrerá uma retrospectiva do Estúdio Areia Hostil, na galeria da Escola Municipal de Belas Artes Heitor de Lemos, onde nasceu a Areia Hostil.
Mas chega de papo e faça conosco uma viagem fotográfica até o 18º HQ Mix…
Chega a hora de embarcar. Apesar de ser seu primeiro vôo, Lorde Lobo está bem calmo… é, nem tanto, como se percebe pelo seu sorriso trincado!
Law Tissot consegue embarcar levando um pacote de erva…
Calma! É erva mate, pro chimarrão!
Ficamos bem ao lado da asa… lá vamos nós!
São Paulo é gigantesca! Parece que não tem fim, pois se perde no horizonte!
Cidade bem sinalizada é outra coisa!
Mas, apesar dos tropeços, conseguimos nos encontrar com o N.E.Y., um riograndino que já mora em Sampa há um bom tempo. Nesta foto, ele e Lobo bebem e relembram os tempos de faculdade.
Na véspera da noite do HQ Mix, Law, N.E.Y., Mariana e Lobo saem para passear e fazer um lanche… e olha só com quem nos encontramos: JJ Marreiro, editor do fanzine Manicomics!
E a noite do HQ Mix finalmente chegou! A festa abriu com o show do grupo Língua de Trapo.
E o apresentador Serginho Groisman nos chama ao palco…
Com a forte emoção, Lorde Lobo esquece todo o discurso que havia preparada e passa a improvisar…
…”Vim lá de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, só para hoje estar aqui em São Paulo, entre gente da minha laia (quadri-nhistas)! O terreno tem sido mais arenoso e hostil do que seesperava, mas não vamos desistir”, diz Lorde Lobo.
Sendo breve em seu discurso, Law diz que “os verdadeiros quadrinhos nacionais estão nos fanzines”.
E os premiados continuam sendo chamados ao palco:
Cedraz pela Turma do Xaxado…
… Julia Bax, como desenhista revelação…
…os caras da Mosh, que deram a triste notícia que a revista chegou ao seu último número.
Enquanto outros premiados eram chamados, passamos a fazer a cobertura do evento, que foi veiculado na Furg TV. Na ocasião desta foto, entrevistávamos a famosíssima Mulher-Invisível (do Quarteto Fantástico/ Marvel), que presenciou a premiação. Ela é muito simpática e engraçada!
Reunião da Areia Hostil: Samuel Bono, Lorde Lobo, Gerson Witte e Law Tissot.
Representando todos os outros colaboradores da Areia Hostil, fizemos questão de passar às mãos de Gerson Witte o nosso prêmio.
O mesmo fizemos com Samuel Bono, que também estava representando a força de todos que já colaboraram com a AH.
Dois editores premiados: Lorde Lobo (Areia Hostil) e JJ Marreiro (Manicomics)… mas uma só emoção!
E começou a tietagem: Law e Angeli…
…Angeli e Lobo (apesar da foto sem foco)…
…Marreiro e Angeli…
…Bono e Ziraldo…
… Witte e Ziraldo…
…Law, Marreiro e Lobo, cercando o Marcelo Campos (criador
do Quebra Queixo)…
Mas a festa também proporcionou momentos de confraternização: pessoal da Areia Hostil com os do O Contínuo.
A galera do zine Subterrâneo.
Chairim e Samanta Fachinelli.
Mas nem tudo foi flores… Lorde Lobo chegou a trocar um papo mais agressivo com um grande representante da “invasão”
mangá: Ultra Seven. Mas depois tudo ficou bem entre eles!
E é chegada a hora de voltar, mas com um peso a mais na bagagem: o troféu HQ Mix da AH!
Apesar de todo o cansaço, chegamos bem… ano que vem tem a 19ª edição do HQ Mix… será que estaremos lá de novo?
Aproveitamos para agradecer também ao amigo Sidney Gusman (que foi premiado pela sexta vez como melhor jornalista especializado no segmento das HQs), por toda a divulgação que tem dado ao nosso trabalho. E para saber como foi o 18º HQ Mix pela ótica dele, basta clicar aqui.
Compartilhe: