Como tudo começou
Rio Grande, RS, 1996. Os artistas Lorde Lobo e Law Tissot criam o estúdio de histórias em quadrinhos Top Comics, onde desenvolvem uma parceria artística e profissional, marcada pela criação de muitos personagens, edições de fanzines e experiências gráfico-narrativas que resultavam da soma dos seus estilos de desenhos: Lorde Lobo com sua paixão pelos super-heróis norte-americanos, em contraste com a influência dos quadrinhos franceses de ficção-científica, no desenho de Law Tissot.
A primeira arte criada por Lorde Lobo e Law Tissot mistura seus estilos de desenhos, para compor a história em quadrinhos de um grupo de super-heróis brasileiros que enfrentavam uma invasão alienígena.
Fanzine Slamer. Estúdio Top Comics (1997/1999). Edição e quadrinhos de Lorde Lobo e Law Tissot.
Matéria divulgando o fanzine Slamer. Jornal Folha da Cidade (1997). Rio Grande, RS.
Ano 2000
Logo em seguida a dupla dá início ao desenvolvimento de um curso teórico, técnico e prático de histórias em quadrinhos, que começa a ser ministrado na virada do milênio, ano 2000, na Escola de Belas Artes Heitor de Lemos.
As primeiras turmas do curso revelam um resultado surpreendente, estabelecendo um cenário local, com muitos artistas criando quadrinhos com seus próprios personagens, em histórias variadas de aventura, ficção-científica, super-heróis ou humor.
A conclusão do curso é celebrada com uma exposição das histórias em quadrinhos criadas pelos alunos das duas primeiras turmas. Esta mostra ocorre na Galeria Breche, da Escola de Belas Artes, e conquista um grande sucesso de público.
É nesse momento em que a revista Areia Hostil começa a ser planejada.
Ano 2001
A primeira edição da revista Areia Hostil é lançada em fevereiro de 2001, na 28ª Feira do Livro da FURG. A publicação independente apresentava os trabalhos de Lorde Lobo, Ozi, Luciano Canteiro, Wagner Freitas, Sheila Souza, Denis Hellebrandt, Carlo Diego e Law Tissot, distribuídos em 38 páginas em preto-e-branco e capa colorida (com o personagem Topman, criação de Lobo), enquanto o editorial de estreia já expressava a potência apaixonada que aquela turma de artistas tinha pelas HQs.
O título “Areia Hostil” é uma citação ao primeiro verso do Hino Oficial à Cidade do Rio Grande*: “Sobre a areia sempre hostil (…)”
*Com letra de Frederico Carlos de Andrade e música de José Faini, o Hino do Rio Grande foi oficializado por lei municipal em 24 de agosto de 1971.
Compartilhe: