A bandeira brasileira tá na moda *

  Por Lorde Lobo

                Sabemos que tem muita gente “regurgitando” por aí que não existem super-heróis nos quadrinhos brasileiros! Mas nem vamos discutir isso agora, afinal, se as pessoas têm memória curta ou, o que é pior, desconhecem a história e, ainda assim saem por aí falando bobagem, azar delas! Se estes “críticos vorazes” desconhecem a existência dos super-heróis brasileiros clássicos como Raio Negro ou Capitão 7 (para citar apenas dois, duma lista enorme), ou se simplesmente fecham os olhos para os personagens atuais como Quebra-Queixo e Velta, não sou eu quem vai fazê-los mudar de idéia... 

Raio Negro Capitão 7 Quebra-Queixo Velta

 

Para tornar o desafio de encontrar super-heróis brasileiros ainda maior, resolvi afunilar ainda mais o leque de possibilidades e listar apenas os que se “vestem” com a bandeira brasileira! Ainda assim, numa procura relativamente rápida, logo de cara, foram encontrados um bom número de personagens!

É importante esclarecer que optei por não levar em conta se estes personagens são trabalhados de forma séria ou através do humor (até porque, fazer rir um povo tão sofrido como o brasileiro, também pode ser considerado um ato heróico), pois o que me interessava mesmo eram os uniformes inspirados na bandeira do Brasil.

Bem, mas agora chega de blá-blá-blá e vamos aos super-heróis verde-amarelo:

 

Topman - É claro que foi o meu próprio personagem que me inspirou a fazer esta pesquisa. Quando criei o Topman ele se chamava “Pátria - o superagente brasileiro” e seria trabalhado num estilo mais sério, tipo heróis Marvel ou DC. Na verdade, ele era quase uma versão tupiniquim do Capitão América. Só depois de um tempo é que ele foi transportado para o gênero de humor e o antigo nome passou a não mais soar bem. Depois de muitas tentativas, cheguei à conclusão que seria melhor debochar dessa mania de batizar tudo por aqui com nomes norte-americanos.  Procurei trabalhar o uniforme do Topman de forma que ele ficasse bem simples de ser reproduzido e, ao mesmo tempo, lembrasse em muito a bandeira do Brasil: extremidades verdes (capacete, luvas e botas), centro amarelo (corpo do uniforme) e símbolo no peito em azul (o próprio círculo da bandeira, mas sem os dizeres “Ordem e Progresso”). Dentro do meu universo gráfico, o qual batizei como Topniverso, além de Topman, muitos outros personagens também se vestem com a flâmula brasileira.

Capitão Brasil - Criado por Juliano Oliveira, este personagem tinha site próprio e suas HQs e tiras eram publicadas no Cybercomix. Também é um personagem de humor, bastante atrapalhado. Em uma de suas aventuras, ao enfrentar um inimigo que era feito de pizza, acabou comendo (no sentido culinário!) o vilão. Dos personagens que encontrei, este é o mais parecido com o Topman, já que além de ser um super-herói de humor, também tinha muitos poderes!

Capitão Brasil – Este personagem é fruto da fértil mente do quadrinhista Miqüin. Diferente do Capitão Brasil anterior, ele não possui super poder algum e, até para se locomover, necessita do transporte coletivo. Estreou nas páginas da Areia Hostil na edição número 7, mas também tem material publicado no site Central de Tiras. E pensar que também cogitei este nome para o Topman...

Brasil - Componente da equipe de super-heróis brasileiros conhecida como Tropa de Heróis, criada por Lico Mota. Apesar do traço trabalhado num estilo mais próximo com os demais grupos de heróis importados, a TH também é um grupo de personagens de humor.

Major Brasil - Criado por Vagner Francisco, colaborador da Areia Hostil, esta é a segunda encarnação deste herói brasileiro. O primeiro Major Brasil atuou em nome da liberdade e justiça entre os anos de 1965 e 1973, quando foi assassinado em sua casa com vários tiros de um revólver calibre 38. Até hoje não se sabe quem foi o autor dos disparos. Atualmente, um outro homem está vestindo o uniforme verde e amarelo e alguns já suspeitam que este novo Major Brasil seja o próprio filho do antigo paladino mascarado, que muitos pensavam estar morto.

Bandeirante - Um grupo de importantes membros do governo brasileiro, resolveu que era preciso acabar com a miséria do país. Até aí nada de novo, não é mesmo? Errado! Pois para acabar com a miséria, eles resolveram que era preciso matar todos os miseráveis! Sendo assim, seqüestraram a mulher de um brilhante cientista e o obrigaram a construir um andróide com grande poder incendiário, enorme força e capacidade de voar, que tinha como diretriz número um, o extermínio de todos os que viviam abaixo da linha da pobreza. Mas o que os maléficos governantes não sabiam é que o cientista havia implantado um vírus na máquina assassina, fazendo com que, ao invés de matar, ele passasse a proteger os menos afortunados. Personagem criado por Vitor Batista, editor e quadrinhista de 7 Dayz.
Patriótico - Durante uma viagem espacial, entrou em contato com uma misteriosa rocha que fez com que ele ganhasse incríveis poderes como capacidade de voar e lançar raios de energia de seus punhos, força descomunal e ainda ser capaz de reproduzir a habilidade dos animais brasileiros, como a visão aguçada do gavião, o fôlego de um peixe-boi, a visão noturna da coruja e assim por diante. Personagem criado por um membro do estúdio Reverbo.

Num futuro talvez não muito distante, os Estados Unidos finalmente dominaram o mundo. O único foco de resistência fica no Rio Grande do Sul, mais precisamente em New Pel (antiga Pelotas), originando a batalha conhecida como "Guerra dos Farrapos 2". Vivem neste cenário os seguintes personagens criados pelo Fabrício Lima, um fanzineiro pelotense do estúdio underground "Tua Mãe Pelada Comics":

Aranha Sônica -  criado para ser um agente infiltrado com a missão de acabar com a resistência ao domínio USA, aos poucos retoma sua vontade própria e passa a defender os ideais gaudérios.

Capitão Brasil (pois é... outro!) - Era um herói nacional que teve três filhos que trocaram de lado e foram lutar pelos Estados Unidos. Além disso, o fato de ter sido derrotado em combate e em seguida currado, fez com que ele se tornasse insano.

Ultra-Nacionalista -  Ser espectral que acredita na volta da ditadura como solução ao domínio estrangeiro.

Nação - Apesar de jovem, muitos o enxergam como um profeta e um líder. É o porta-voz da agonia nacional.

Pátria Amada -  Pouco se sabe sobre esta vigilante mascarada, apenas que parece se tratar de uma mercenária, pois já foi vista lutando ao lado do sistema vigente e também contra o mesmo.

Amanhecer - Durante vários anos o governo brasileiro vinha tentando "fabricar" seu próprio super-soldado, buscando proteção para as fronteiras e reservas do país. Depois de alguns testes fracassados, no final do ano de 2003 surgem boatos de um homem alto e de corpo atlético, uniformizado e portador de incríveis poderes. Alguns o vêem como um herói, outros, que dizem ter sofrido seus ataques o acusam de ser um maníaco fantasiado e exigem altas indenizações. O governo não sabe o que fazer e, para piorar, informações confidencias estão nas mãos de uma repórter que investiga o caso.

Personagem criado por Daniel Vardi, criador da Editora Vardi. Para saber mais, tecle aqui.

 

            Bem, estes foram os super-heróis vestidos com a flâmula brasileira que encontrei até então. Mas se alguém souber de mais algum que não foi citado, está convidado a me mandar por e-mail, a imagem e um pequeno histórico do mesmo, para que ele passe a constar nessa lista.

            Até a próxima!

 

( * ) Por se tratar de uma matéria em constante pesquisa, sempre que novos personagens forem encontrados, ela volta a ganhar destaque.